Dor na parte interna do pé
A dor na parte interna do pé pode ser um sinal de que algo está errado com o tendão tibial posterior. As lesões no tendão tibial posterior ocorrem devido ao excesso de treino e causam dores na região.
Esse tendão está localizado na região lateral interna do pé e é uma das principais estruturas dos pés, sendo responsável por dar suporte ao pé durante a caminhada.
As lesões no tendão tibial posterior ocorrem devido ao overtraining (excesso de treino) e causam dores bem localizadas no lado dentro do pé, com sintomas acentuados, geralmente, após a prática de exercícios físicos ou depois de subir escadas. Pode causar o desenvolvimento de Insuficiência do Tendão Tibial Posterior.
Outras Causas
A sobrecarga no tendão tibial posterior também pode ocorrer devido à pronação excessiva, onde o pé faz um movimento muito acentuado “para dentro” e libera maior parte da carga no lado interno do pé.
Essa patologia é de caráter progressivo e deve ser tratada o mais rápido possível, pois, em estágios avançados, pode causar o desabamento do arco plantar e levar ao desenvolvimento do pé plano.
Sintomas e Tratamento
As dores provenientes da insuficiência do tendão tibial posterior se localizam na parte interna do pé e se estendem até o Tendão de Aquiles, podendo causar degeneração. Também pode surgir inchaço e achatamento do pé.
O tratamento deve ser feito com base nas recomendações de médico especializado, que irá prescrever medicamentos para aliviar as dores. Um fisioterapeuta também poderá indicar alguns exercícios para os pés.
Como a palmilha Pés Sem Dor pode Ajudar?
As palmilhas Pés Sem Dor são úteis para diminuir a sobrecarga no pé derivada da pronação, sendo fundamentais para o tratamento da insuficiência do tendão tibial posterior. Para isso elas possuem uma elevação no arco plantar medial, que auxilia no suporte da pisada e evita o excesso de pressão no lado de dentro do pé.