Conheça as 4 principais causas das dores no joelho
O joelho lesiona facilmente e é a articulação mais instável do membro inferior. Uma pesquisa da Pés Sem Dor aponta que cerca de 69% dos brasileiros acima de 18 anos sentem dores nessa parte do corpo.
Existem vários fatores que podem causar esse incômodo: a estabilidade depende do bom funcionamento de estruturas como meniscos, ligamentos e principalmente dos músculos. Além disso, o alinhamento dos joelhos tem grande influência na vulnerabilidade para lesões.
Para te ajudar a entender o seu desconforto, separamos as 4 condições mais comuns que causam dores nos joelhos:
Desalinhamento articular
O desalinhamento dos joelhos pode ser classificado em dois tipos: valgo e varo. No primeiro caso, os joelhos estão para dentro e há uma descarga maior no menisco lateral. Já no segundo, os joelhos ficam mais separados e a descarga de peso é muito maior no menisco medial. O aumento de carga, devido à compressão de certas estruturas e o estiramento de outras, aumenta as chances de lesão.
Sedentarismo
Uma musculatura forte e flexível protege a articulação e ajuda a mantê-la no posicionamento correto, absorvendo as sobrecargas. Por isso, pratique exercícios físicos! Além de estimular o aumento de peso, que sobrecarrega o joelho, o sedentarismo enfraquece a musculatura e instabiliza a articulação.
Excesso de carga
Cuidado com os treinos e atividades físicas de alto impacto! Eles podem aumentar os riscos de lesão e desgaste antecipado das cartilagens articulares. Os treinos devem ser progressivos, com aumento gradual de carga e intensidade, para que as estruturas do joelho se preparem aos poucos.
Traumas prévios
Fraturas, lesões ligamentares e meniscais sem tratamento adequado enfraquecem a musculatura, deixam os joelhos mais suscetíveis a novas lesões e podem acelerar o processo de desgaste.