O melhor tipo de calçado
Existem no mercado hoje os mais diversos tipos de calçados. Tênis esportivos e de passeio; sapatos sociais; sapatilhas; saltos baixos, médios e altos; sapatênis; botas; entre outros. As pessoas quando compram calçados priorizam a beleza, e não o conforto. Sabendo disso, os fabricantes de calçados optam por fabricá-los em grande quantidade e baixa especificidade. Ou seja, existem muitos calçados bonitos nas lojas, no entanto pouco confortáveis. Isso acontece porque os pés das pessoas têm as mais diversas diferenças e alterações.
Os pés têm tamanhos diferentes: comprimento e largura, circunferência e altura do arco. Sendo assim, o ideal seria fazer um calçado específico para cada pessoa, ou mais: para cada pé da pessoa. Mas sabemos que isso não acontece. O que acontece é que os sapatos são produzidos para todo mundo; mas não são feitos para ninguém!
Os problemas mais comuns na hora da compra de um calçado
- Ter pés largos e comprar sapatos mais longos para que seus pés caibam. No Brasil não existem sapatos com larguras diferentes, ou seja, a pessoa que calça 40, mas tem um pé mais largo que a média das pessoas, provavelmente terá que comprar um sapato com dois ou três números maior para que ele comporte as laterais do pé.
- Comprar calçados que não suportam o arco plantar ou não apoiam o calcanhar adequadamente, perdendo em conforto e aumentando o risco de lesões.
- Mulheres comprando sapatos menores do que o ideal, para um visual melhor.
A palmilha e o calçado
Para aquelas pessoas que têm dores ou incômodos no pé por causa dos sapatos, porque passam muito tempo do dia em pé ou porque são obrigadas a usar sapatos desconfortáveis por conta do trabalho ou atividade física, como sapatos sociais, sapatilhas e saltos médios, a palmilha Pés Sem Dor é a solução ideal. A palmilha é a melhor interface entre o pé e o calçado. Tornando cada calçado de fato personalizado para você.
As palmilhas sob medida Pés Sem Dor possuem um apoio único para o arco plantar, o que promove um suporte para o pé, melhorando a adaptação ao calçado (deixando o pé mais encaixado). Além disso, distribuem a pressão sob a planta do pé, melhorando o amortecimento de impacto e diminuindo a probabilidade de dores.
Outro benefício é o material em EVA (Espuma Vinílica Acetinada), que é muito resistente e permite maior durabilidade da palmilha. Consequentemente melhora a vida útil do calçado, alinhando a pisada e diminuindo o desgaste do tênis ou sapato.
Entenda como seu pé se comporta dentro do sapato
Tipos de calçados mais usados
Sapatilhas:
As sapatilhas são calçados femininos muito usados pelas mulheres no Brasil. Em geral são bem justas nos pés, têm um solado bem fino, com pouco ou nenhum amortecimento, e deixam o pé bem exposto. No entanto, por serem utilizadas por longos períodos, em algum momento começam a causar dor, principalmente na região dos metatarsos e no calcanhar. Por ser um calçado muito fino e com pouco espaço, é muito difícil encontrar no mercado uma palmilha para esse calçado. Porém a Pés Sem Dor, por toda tecnologia que tem, é a única que fabrica uma palmilha feita sob medida para os pés da pessoa e que cabe perfeitamente em uma sapatilha, como a nossa palmilha Eleganza, ou uma palmilha ¾ (ótima em alguns casos de sapatilha com bico fino).
Salto baixo e médio:
Os sapatos de saltos baixos e médios são calçados femininos com altura variando de 3cm a 7cm. Qualquer calçado com elevação (salto) faz com que o corpo sofra alterações que sobrecarregam as articulações. As palmilhas sob medida podem ser utilizadas para saltos médio e baixo, para melhorar o conforto e ajudar no alívio das dores provenientes desses tipos de sapato. A palmilha melhora a acomodação do pé no sapato (apoiando o arco do pé) e oferecendo suporte à região dos metatarsos, que sofre bastante nesse tipo de calçado.
Salto alto:
O salto alto é um ótimo exemplo do desafio entre beleza e conforto. Muitas mulheres usam o salto alto, mesmo com muitas dores, pela elegância e beleza que ele traz. No entanto, sabe-se que o salto alto (maior de 7 cm em média) é muito danoso para as articulações do corpo como um todo. Nesses casos a alteração biomecânica é tão grande que fica muito difícil obter conforto mesmo com uma palmilha excelente. É importante revezar o uso desse tipo de salto com saltos mais baixos e com tênis, sempre que possível. Uma vez que os saltos menores e outros calçados forem adaptados com o uso das palmilhas Pés Sem Dor é possível diminuir a sobrecarga e, então, usar o salto alto com menos dano ao corpo.
Bota feminina:
No inverno é muito comum o uso de botas, especialmente pelas mulheres. Esse tipo de calçado tende a ser confortável, mas após muito tempo de uso, por não ter amortecimento adequado, ter bico fino e, às vezes, ter salto, começa a dar desconforto. A Pés Sem Dor tem palmilhas finas e muito bem adaptáveis, promovendo realmente um conforto para essas botas.
Tênis de caminhada e corrida:
Esses tipos de calçados são mais confortáveis que os demais. No entanto, eles são vendidos com palmilhas comuns, que não oferecem o suporte e o conforto que as pessoas precisam, como mostrado no diagrama acima (imagem: como seu pé se comporta dentro do sapato). Com isso as pessoas têm mais dificuldade de adaptarem seus pés a alguns tênis. A palmilha Pés Sem Dor feita sob medida para o seu pé e seu tênis é capaz de adaptar o seu pé a qualquer tênis (que esteja com um tamanho adequado), promovendo conforto e prevenindo dores.
Sapatênis:
É um tipo de tênis que demanda uma palmilha mais fina e mais recortada, que a Pés Sem Dor consegue produzir com grande precisão para o pé e para o calçado ao mesmo tempo.
Sapato social masculino:
De maneira geral, os sapatos sociais masculinos são finos, têm pouco amortecimento, possuem o bico fino e um pequeno salto na parte posterior. Essas características fazem com que seja muito comum o homem sentir dores e desconforto ao final do dia. O fato de eles terem pouco amortecimento, juntamente com a elevação posterior, faz com que ocorra uma sobrecarga na região da ponta do pé (metatarsos), gerando dor.
A palmilha Pés Sem Dor é a única que se adapta perfeitamente ao pequeno espaço interno desse tipo de sapato e ainda consegue dar apoio ao arco plantar e aos metatarsos, redistribuindo a pressão plantar e eliminando as dores.
Botas de trabalho:
Muitas vezes as pessoas têm que usar botas e calçados de segurança no trabalho. Esses calçados normalmente não são tão confortáveis e têm que ser usados por longos períodos. No entanto, não é necessário ficar sentindo dores e desconforto com esses calçados. Com uma palmilha Pés Sem Dor é possível ter o pé totalmente acomodado dentro do sapato, aliviando a dor e o desconforto.
Quer saber mais sobre o melhor tipo de calçado? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!