O dedo em martelo é uma deformidade que surge nas pontas dos dedos, fazendo com que ela fique dobrada. Isso pode acontecer por dois motivos: por uma ruptura direta e súbita do tendão extensor (localizado na ponta do dedo) ou por uma fratura da estrutura óssea ligada ao tendão.
O dedo em martelo pode ter relação com problemas neurológicos, como o derrame, paralisia cerebral e Pé Marie-Charcot, diabetes, artrite reumatóide e distúrbios genéticos.
Além do dedo em martelo, existe uma outra condição muito parecida que se chama dedo em garra. A diferença entre essas deformidades está no posicionamento do osso da ponta do dedo acometido. Isto é, no dedo em garra, o osso fica posicionado para baixo (fletido), e no dedo em martelo, o osso ficará estendido. No Brasil, 11,4% da população têm dedos em garra ou martelo.
Sinais e sintomas
- Dor nos dedos e nos metatarsos (região próxima aos dedos do pé);
- Inchaço local;
- Vermelhidão na região;
- Retração e rigidez dos dedos;
- Movimentação difícil e dolorida;
- Formação de calosidade nos locais onde há atrito com os calçados;
- Perda de mobilidade e força no pé e dedos;
- Lesão nas unhas (unha roxa), devido à posição dos dedos dentro dos calçados.
Causas
As principais causas do dedo em martelo estão relacionadas a:
- Mal posicionamento dos pés por longos períodos;
- Sobrecargas na ponta do pé (antepé);
- Desabamento do arco transversal dos pés
- Doenças reumáticas;
- Doenças neurológicas (AVC e paralisia cerebral);
- Diabetes.
O mau posicionamento dos dedos é causado pelo uso de calçados inadequados, apertados na região dos dedos, impedindo a movimentação normal e causando dores e desconfortos.
Fatores de risco
– Idade: quanto mais velho, mais a chance de desenvolver os dedos em martelo. Isso se deve ao fato de que, o envelhecimento traz consigo a perda de massa muscular e força. Além disso, os idosos costumam fazer cada vez menos atividades físicas, causando uma rigidez maior nas articulações e redução da mobilidade dos pés.
– Sexo: a mulheres estão mais predispostas a desenvolver dedos em martelo, devido ao tipo de calçado que esse grupo mais utiliza, como sapatilhas e salto altos apertados, de bico fino.
– Comprimento dos dedos: quando o 2º dedo é maior que os outros, uma condição chamada dedo de Morton, calçados apertados causam a compressão e flexão do 2º e demais dedos.
– Diabéticos com neuropatia (redução da sensibilidade): pessoas nessas condições perderam a sensibilidade nos pés e, ao utilizar sapatos inadequados, podem não perceber que seus pés estão apertados;
– Pessoas com Artrite Reumatoide: ao utilizar sapatos inadequados, podem comprometer mais ainda a condição da doença e provocar dedos em martelo, caso exista uma inflamação das articulações.
– Pessoas que sofreram um AVC: nestes casos, pode ocorrer uma rigidez muscular, levando ao quadro de rigidez articular, dor, dificuldade no equilíbrio e marcha, afetando assim a musculatura do pé e causando deformidades nos dedos.
Tratamento
Para tratar os dedos em martelo, a primeira coisa a ser feita é buscar a ajuda de um profissional especialista. Somente ele poderá descobrir a causa dos seus dedos em martelo e te indicar o tratamento mais adequado para o seu caso!
O tratamento para quem sofre com deformidades nos dedos, envolve mudança de hábitos, fisioterapia e o uso de palmilhas ortopédicas. Vejamos:
- Utilizar sapatos sob medida, feitos especialmente para os seus pés;
- Fazer fisioterapia para melhorar a mobilidade, a força e o controle dos dedos e do pé;
- Usar separadores de dedos;
- Usar palmilhas Pés Sem Dor.
Alguns especialistas podem optar pelo uso de botox para diminuir a rigidez dos dedos, e em último caso, é recomendado a cirurgia.
A solução para dedos em martelo
Como podemos notar, os calçados apertados podem causar deformidades nos pés. Os calçados genéricos, esses que encontramos em lojas e shoppings, são feitos em larga escala, fabricados para caber nos pés de todas as pessoas.
Os pés diferem entre cada pessoa. Isto é, o seu pé é completamente diferente dos pés da sua mãe, do seu pai ou qualquer outra pessoa, em termos de largura, comprimento, pisada e mais.
- Mais espaço para os dedos em martelo;
- Mais conforto para os seus pés;
- Menor chande do surgimento de calos ou lesão nas unhas.
Dessa forma, um calçado genérico não atende as necessidades dos pés da maioria da população. Não oferece o suporte, o espaço e o conforto necessários.
Os sapatos sob medida da Pés Sem Dor foram desenvolvidos especialmente pensando nas particularidades de cada pé. Nosso objetivo é oferecer cada vez mais saúde e qualidade de vida aos brasileiros, e com os sapatos sob medida, os seus dedos ficarão acomodados e confortáveis, sem riscos de que os dedos em martelo evoluam.
Eles são feitos especialmente para os pés de cada pessoa, com precisão digital milimétrica. Excluindo todo o desconforto e rigidez de um calçado genérico. E eles oferecem mais:
- Encaixe perfeito para pés largos e pés inchados;
- Mais conforto;
- Mais tempo em pé sem dores ou desconfortos;
- Prevenção de progressão de patologias;
- Mais espaço para colocar uma palmilha sob medida.
Outros problemas nos pés causados por sapatos apertados
Muitas pessoas têm dificuldades em encontrar um calçado que caiba corretamente em seus pés, e por isso acabam comprando um calçado apertado.
As dores podem ser o primeiro sinal de que o seu calçado não é o mais adequado e pode estar te machucando. Pode pressionar a pele, causando ferimentos, e pressionar os ossos, desenvolvendo patologias e lesões mais sérias, como:
Processo de produção dos sapatos sob medida
Nossos especialistas captam com precisão todas as medidas de seus pés, usando um escâner 3D desenvolvido para criação de sapatos sob medida. A Pés Sem Dor é a única empresa a oferecer essa tecnologia de precisão no Brasil.
Com as informações captadas, criamos uma forma idêntica aos seus pés em nossas impressoras 3D. Somos os primeiros no Brasil a usar impressoras 3D para moldes de calçados sob medida.
Com o molde feito exatamente para os seus pés, começamos o processo de fabricação do sapato, que será confeccionado com qualidade e rapidez em 3 dias úteis!
Sapatos sob medida e palmilhas ortopédicas
O sapato sob medida elimina as dores causadas pelos calçados convencionais, que geralmente podem ser apertados e desconfortáveis. Para eliminar as dores causadas por patologias, o ideal é que o calçado sob medida seja usado com uma palmilha sob medida que redistribui a pressão na sola do pé e alinhar as articulações.
Para saber mais sobre as palmilhas, clique aqui.
Perguntas frequentes
Quanto custa um sapato sob medida?
Os sapatos sob medida da Pés Sem Dor possuem valores de acordo com as medidas captadas durante a avaliação. Essa é a melhor opção para quem sempre tem problemas para encontrar sapatos que os acomodam perfeitamente e não causam nenhum tipo de dores.
E tem mais! Se você não se adaptar ao seu calçado em até 90 dias, a Pés Sem Dor devolve o seu dinheiro investido! É simples e fácil!
Como adquirir seu sapato sob medida?
É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas. Ligue, mande uma mensagem para o WhatsApp 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/sapatosobmedida/agendamento.
Como funciona a avaliação dos sapatos sob medida?
Ao chegar em uma Unidade Pés Sem Dor, você será recebido por um especialista em pés, tornozelos e joelhos, em seguida, preencherá uma ficha de cadastro e responderá algumas questões sobre as suas dores. Após essa etapa, a avaliação dos pés é iniciada.
O especialista vai realizar uma anamnese em seus pés, para entender as suas dores e queixas. Utilizando o aparelho de escâner 3D de alta precisão, o especialista capta todas as medidas de seus pés.
A Pés Sem Dor é a única empresa com escâner 3D desenvolvido para criação de sapatos sob medida. Com as medidas dos seus pés, é criado uma forma de uso de impressoras 3D, e depois disso, começamos a criação do seu sapato.
Em quanto tempo os calçados ficam prontos?
A Pés Sem Dor produz o seu sapato sob medida em até 3 dias, e depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!