Deformidades como joanetes, dedos em garra e dedos em martelo também foram avaliadas pela pesquisa. Com relação ao joanete, observa-se prevalência nas mulheres, com 52% das respondentes apontando algum grau de joanete. Com relação aos homens, apenas 28% apresentaram algum grau de joanete.
Dentre os que possuem joanete, a média geral do grau de deformidade é de 2,31. Os homens ainda apresentaram menor grau médio de joanete perante as mulheres.
Os dedos dos pés podem apresentar formato em garra, em martelo ou estarem sobrepostos.
Dentre os respondentes, 14% dos homens e 17% das mulheres apresentram este tipo de deformidade. Nota-se que há maior incidência de dores nos pés dentre os que possuem este tipo de deformidade (95%) frente aos que não possuem (89%).
Sobre a sobreposição de dedos, 13% dos homens e 20% das mulheres apresentaram esta deformidade, que também se relaciona com dores nos pés. Enquanto 95% dos respondentes com dedos sobrepostos apresentaram alguma dor nos pés, 90% sem sobreposição de dedos apresentaram esta queixa.
Clique nos links abaixo para saber mais detalhes sobre a pesquisa “Saúde e qualidade de vida: A relação com os pés, tornozelos e joelhos”.
Capacidade de fazer atividade física
Tipo de esporte praticado por faixa etária
Fatores que influenciam a percepção da saúde
Tipo de calçado por faixa etária
Capacidade de ficar em pé sem dor
Influência das dores na prática de atividade física
Impacto das dores no cotidiano
Influência das dores na mobilidade
Influência da dor na energia e vigor
Influência da dor na vida social e nos níveis de depressão
Influência das dores na percepção de saúde e longevidade desejada