A pesquisa também identificou as principais doenças que acometem a população. Algumas delas, como a diabetes, podem ter relevante influência na saúde dos pés. Dentre os respondentes, 45% dos homens e 43% das mulheres apresentaram ao menos uma das seguintes doenças: diabetes, neuropatia, hipertensão, derrame, colesterol alto, outros problemas cardíacos ou câncer.
A hipertensão foi o principal problema apresentado entre os respondentes com alguma doença (59% dos homens e 50% das mulheres), seguido de colesterol alto (40% dos homens e 50% das mulheres) e diabetes.
Dentre as doenças acima, a que mais pode afetar diretamente a saúde dos pés é a diabetes. O desenvolvimento da neuropatia periférica (condição de insensibilidade nos pés, muitas vezes causada pelo agravamento da diabetes), por exemplo, pode gerar graves lesões nos pés.
De toda a amostra, 11,8% dos homens e 6,3% das mulheres apresentaram diabetes e 4,3% dos homens e 3,4% das mulheres, relataram problemas de neuropatia.
Há forte tendência de desenvolvimento de diabetes com a idade, assim como visto no gráfico abaixo:
Comportamento similar observa-se com a análise do IMC:
Clique nos links abaixo para saber mais detalhes sobre a pesquisa “Saúde e qualidade de vida: A relação com os pés, tornozelos e joelhos”.
Capacidade de fazer atividade física
Tipo de esporte praticado por faixa etária
Fatores que influenciam a percepção da saúde
Tipo de calçado por faixa etária
Capacidade de ficar em pé sem dor
Influência das dores na prática de atividade física
Impacto das dores no cotidiano
Influência das dores na mobilidade
Influência da dor na energia e vigor
Influência da dor na vida social e nos níveis de depressão
Influência das dores na percepção de saúde e longevidade desejada