Quando correlacionada prática de atividade física, como atividade aeróbica, com percepção de saúde, observa-se que aqueles que praticam exercícios com maior frequência dizem ter melhor saúde.

Interessante notar que ao mesmo tempo que a frequência semanal de atividade aeróbica influencia positivamente na percepção de saúde da população, a duração do exercício não interfere nesta percepção.
Como visto no gráfico abaixo, a dispersão de dados é maior (menor R²) e não há aumento significativo na percepção de saúde com a atividade aeróbica prolongada.

Ainda em relação a saúde, quando relacionamos outros fatores importantes como fumar ou consumir bebidas alcoólicas, notamos que há influência relevante do tabagismo na percepção de saúde por parte dos respondentes.

Quando feita a análise entre os três estados mais populosos, observa-se que Minas Gerais possui mais fumantes, cerca de 8,5% da população, enquanto São Paulo tem pouco mais de 7,5% da população fumante.
Interessantemente, o estado de Minas Gerais, além de ser o único estado dos três que apresentou, proporcionalmente, mais mulheres fumantes do que homens, esta diferença é bastante relevante.

Quando analisado de acordo com o tamanho das cidades, metrópoles (cidades com mais de 2 milhões de habitante) apresentam o menor número de fumantes, com pouco mais de 3% da população. Além disso, em cidades pequenas, há, proporcionalmente, mais mulheres fumantes do que homens.

População de fumantes por faixa etária
Em relação a idade das pessoas que fumam ou já fumaram, viu-se que o maior percentual de fumantes se enquadra entre pessoas de 50 a 59 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Também foi possível ver que com há mais pessoas mais velhas que já foram fumantes do que pessoas novas. A partir dos 60 anos nota-se a maior população de ex-fumantes, principalmente entre os homens.

Clique nos links abaixo para saber mais detalhes sobre a pesquisa “Saúde e qualidade de vida: A relação com os pés, tornozelos e joelhos”.
Saúde e atividade física
- Percepção de saúde
- Capacidade de fazer atividade física
- Tipo de esporte praticado por faixa etária
- Fatores que influenciam a percepção da saúde
Dores nos pés, tornozelos e joelhos
- Tipo de calçado utilizado
- Tipo de calçado por faixa etária
- Capacidade de ficar em pé sem dor
- Dor nos pés
- Dor nos tornozelos
- Dor nos joelhos
- Influência das dores na prática de atividade física
- Impacto das dores no cotidiano
- Influência das dores no humor
- Influência das dores na mobilidade
- Influência da dor na energia e vigor
- Influência da dor na vida social e nos níveis de depressão
- Influência das dores na percepção de saúde e longevidade desejada
Características dos pés